Viagem a Marrocos

Por PatriciaCarvalho em

 

Viajar para Marrocos

Terra de todos os sons e cheiros, uma viagem a Marrocos é uma experiência verdadeiramente sensorial. A Medina de Fez, a cidade imperial de Meknes, conhecer os souks de Marraquexe, a cidade-azul Chefchaouen, nas montanhas do Rif, o Alto Atlas, a garganta de Todra e o vale de Dra, a pitoresca cidade costeira de Asilah, Essaouira, as ruínas romanas de Volubilis, Merzouga e as dunas de Erg-Chebbi, ou o ksar de Ait-Benhaddou – motivos de sobra para viajar até Marrocos, tão perto e tão diferente.

 

DICAS ÚTEIS A TER EM CONTA:

  • Seguro Automóvel

Certifique-se de que o seu seguro automóvel é extensível a países fora da União Europeia. Se não for, poderá pedir uma extensão junto da sua seguradora. Faça-o, no entanto, com alguma antecedência em relação à sua partida. Se por acaso se esquecer de tratar do assunto, poderá sempre tratar disso diretamente no porto. Lá encontra um pequeno escritório à saída do ferry (abre às 9h30) onde poderá adquirir seguros temporários por determinado valor, dependendo do número de dias que planeia passar em Marrocos. Por um seguro para 5 dias poderá pagar €40. Conduza sempre com precaução, uma vez que a condução em Marrocos é perigosa.

  • Passaporte

Verifique a validade do seu passaporte antes da partida. Deverá ter uma validade mínima de 6 meses.

  • Dinheiro

Poderá trocar Euros por Dirhams logo à chegada a Tânger, ainda dentro do porto, mas o ideal será trocar diretamente num banco para obter melhores taxas de câmbio.

Alguns preços de referência:
* Refeições: 40-50 Dh (barata); 70-80 Dh (média); 100-200 (top)
* 1,5 litros água: 6 Dh nas mercearias; 10 Dh nos restaurantes
* Gasolina: 10,5 Dh por litro
* Hotel Riad médio/bom: 60-75 Euros
* Táxi dentro da cidade: 5-15 Dh

Idiomas falados em Marrocos

A língua oficial de Marrocos é o Árabe, mas também se falam dialectos Berberes e o Francês é, genericamente, utilizado nas principais cidades e zonas turísticas. No Norte, o Espanhol também é bastante falado. O Inglês, apesar que ser uma língua “universal”, usa-se pouco e apenas em contexto eminentemente turístico. Os marroquinos têm muito jeito para línguas e é usual ouvi-los a “mandar bitaites” em qualquer idioma.

Clima / quando ir

As melhores alturas para visitar Marrocos são a primavera (meados de março até maio) e o outono (setembro a novembro). Nas outras épocas do ano deve-se sempre não subestimar o calor extremo e o frio intenso, particularmente nas zonas do alto Atlas, onde a neve se avista e sente desde novembro até julho. Para os que viajam no inverno, o melhor destino são as áreas mais a sul – onde as noites são, ainda assim, muito frias. A costa norte e as montanhas Rif são muito húmidas no inverno e no início da primavera. Para além do clima, outro aspeto a ter em conta quando planear uma viagem a Marrocos é a altura do Ramadão (o mês de jejum e purificação dos muçulmanos), já que muitos restaurantes e cafés estão fechados durante o dia e os serviços têm horas de expediente mais reduzidas.

Como chegar

Veja como conseguir voos baratos para Marrocos ou pesquise diretamente no Skyscanner.

O que visitar

Quanto ao turismo, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem a Marrocos.

Telecomunicações e Internet em Marrocos

O indicativo internacional de Marrocos é o +212. Há cabines públicas e teleboutiques espalhadas por todo o lado, por isso é fácil ter acesso a um telefone. As redes de telemóvel portuguesas têm roaming automático e também é fácil comprar um cartão pré-pago de uma das redes marroquinas (Maroc Telecom, Meditel, Inwi) para usar no nosso próprio aparelho. Esta é uma opção que eu gosto particularmente pois dá uma grande liberdade e também permite ter dados móveis e internet a todo o tempo.

A Internet tem um uso bastante generalizado e é fácil encontrar locais com WiFi gratuita, como hotéis, riads, guesthouses, restaurantes e cafés.

Arquitetura em Marrocos

A arquitectura marroquina data de 110 aC com os edifícios maciços de pisé (tijolo de barro). A arquitetura foi influenciada pela islamização durante a dinastia idiossa, exilados mouros da Espanha, e também pela França, que ocupou o Marrocos em 1912.

Marrocos está no norte da África, na fronteira com o Mediterrâneo e o Atlântico. A geografia diversificada do país e a longa história da terra marcada por ondas sucessivas de colonos e invasões militares refletem-se na arquitetura de Marrocos.

História

O primeiro estado independente de Marrocos, chamado de reino berbere da Mauritânia, era governado pelo clã berbere. Foi documentado pela primeira vez durante 110 aC. Durante o tempo dos berberes, o país passou por vários cercos por vários invasores. No entanto, os rituais e crenças berberes ainda permaneceram e se tornaram a herança cultural do país, incluindo sua arquitetura antiga. Os berberes são conhecidos pelo uso de terra ou tijolos de barro chamados pisé (francês). Muitos dos prédios maciços tinham funções defensivas como postos comerciais principais e portos ou muralhas de proteção contra piratas e rivais. Este antigo método de construção predomina em todos os tamanhos de edifícios. Como o pisé é um material permeável à água, a fundação deve ser reconstruída regularmente; no entanto, o uso recorrente de formas, materiais e padrões resultou como a arquitetura distinta de Marrocos. Além disso, a arquitetura tradicional marroquina também ganhou influências de países vizinhos e intrusos.

 

 

Categorias: Viagens

1 comentário

PatriciaCarvalho · 29 de Junho, 2020 às 23:32

Muito didático, obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese